Thread Reader
Lucas Mafaldo

Lucas Mafaldo
@lucasmafaldo

Nov 25
10 tweets
Twitter

Creio que todo mundo hoje percebeu que Olavo tinha razão quando falou que a direita estava prematura demais para assumir o poder. Por todo lado, já se fala em "organizar militância", "trabalho de base", etc. O problema é que, além dessas frases genéricas...

... ninguém realmente sabe como fazer isso. Além disso, o contexto mudou. Quem vai organizar militância arriscando virar alvo do Xandão? O próprio Olavo já tinha mudado o foco para o curso de história da filosofia, antevendo que a via política ia ser sufocada.
Além disso, a própria ideia de "nova direita" não tem coesão ideológica. Tenho falado há anos que a ND é apenas o agrupamento temporário dos grupos anti-petistas. Muitos dos quais se odeiam e vão se atacar na primeira oportunidade.
A tal "formação de base", portanto, precisa ser algo ainda mais específico do que a vaga "nova direita". E ainda mais anterior à militância partidária (já que essa agora vai ser caçada ou absorvida pelo sistema).
Creio que o que é necessário é formar futuros líderes políticos -- o que é bem mais difícil do que se imagina. A formação de líderes é algo bem mais complexo do que decorar princípios ideológicos.
Um líder político requer pelo menos as seguintes competências: (i) personalidade forte e madura (coragem, independência, etc. para resistir à pressão); (ii) capacidade de fazer uma leitura dialética dos acontecimentos; (iii) competência interpessoal;
(iv) capacidade de retórica; (v) capacidade de gestão. Portanto, um programa de formação de líderes precisaria abranger esses cinco eixos -- o que tanto leva tempo como REQUER a solução de obstáculos pedagógicos bastante difíceis.
Não é suficiente dar informações, é preciso ter uma metodologia para DESENVOLVER essas competências, o que requer um contato direto e demorado.
Eu lancei o curso sobre capacidade de decisão e execução justamente porque eu queria começar com algo bem sólido: aumentar a capacidade de ação, que é a base para qualquer competência.
Eu tenho algumas ideias sobre como desenvolver cada uma dessas competências, mas é o tipo de coisa que vai levar bastante tempo para que possa executar. (Afinal, só posso fazer isso no tempo livre das minhas atividades principais, então preciso ir devagarinho.).
Lucas Mafaldo

Lucas Mafaldo

@lucasmafaldo
Pesquisador. Aula grátis sobre decisões rápidas no site (o famoso "link na bio").
Follow on Twitter
Missing some tweets in this thread? Or failed to load images or videos? You can try to .