Thread Reader
Wesley Curty

Wesley Curty
@wesley_curty

Jul 10, 2020
67 tweets
Twitter

• THREAD - O poder da manipulação midiática na definição do popular e do populista Hoje é moda falar em revolução, mídia perseguidora, contra tudo e contra todos, luta contra o sistema e etc.. Mas será que isso procede? Aqui vai um estudo aprofundado sobre essas falcatruas.

Antes de falarmos propriamente do assunto abordado, é necessário uma contextualização para entendermos todo o cenário futebolístico. No início do século XX, clubes como Fluminense, Flamengo, Botafogo e América eram clubes elitistas. Principalmente o Fluminense de Arnaldo Guinle.
O clube das Laranjeiras tinha o estádio como grande atrativo e torcedores e dirigentes financeiramente ricos. Era fórmula do sucesso infalível: aluguel dos rivais + bons atletas + vitórias = títulos, altas rendas e estádio lotado. O Fluminense já tinha a maior torcida do RJ!
Após uma cissão interna no Fluminense, nove dos onze jogadores se filiaram a outro clube da ZS, de elite, sem departamento de futebol, mas bem visto na sociedade carioca. O Flamengo. O CRF recebeu o time base campeão carioca de 1911. Com isso, a torcida começou a crescer.
Em 1915 surge o departamento de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama. O Cruzmaltino tinha a maior equipe de Remo do país, mas teve que começar nas divisões inferiores do futebol, diferente do rival Flamengo que na “canetada” teve o privilégio de entrar direto na 1º divisão.
Assim como o Fla, o Vasco também arrastou parte de seus sócios e torcedores do remo para o futebol que era o esporte do momento. Até 1920, a Colônia Portuguesa do RJ representava cerca de 210.215 portugueses. Um total de 72% dos estrangeiros da cidade e quase 20% da população.
Era uma época de forte antilusitanismo no país. Tinham os portugueses ricos por aqui, mas a maioria eram pobres e comerciantes. A Colônia abraçou o futebol do Vasco e a torcida e sócios vascaínos cresciam a cada ano em que o clube se tornava competitivo no futebol.
O Vasco se tornou grande no futebol e quebrou os paradigmas existentes. O CRVG abraçou o português, o brasileiro, o negro, o operário, os brancos analfabetos.. E o Vasco conquistou em 1923 o título estadual em seu 1º ano de elite. O clube ali já tinha a maior torcida do país.
O Vasco rouba a cena e incomoda seus rivais elitistas e preconceituosos que se escoravam no estatuto da federação sobre o racismo implícito, o analfabetismo e a elitização do esporte. Excluíram o Vasco do campeonato, mas deram o maior título do clube. A “Resposta histórica”.
Quando o Vasco volta para a liga após o título, a perseguição maquiada de preconceito foi a falta de um campo próprio para o CRVG jogar. Então SJ foi construído pela própria torcida, o maior da América. O goleiro Nelson (perseguido por torcedores de Fla-Flu) foi um dos ajudantes
História linda do Vasco da Gama que revolucionou o esporte da cidade do RJ. Pena que a grande mídia ignora isso. O Vasco usou aquela fórmula infalível do FFC com bons jogadores, altas rendas e vitórias. Ultrapassamos a torcida tricolor, assim como o Flamengo também ultrapassou.
Vasco e Fla tinham as maiores torcidas e travavam grandes duelos em campo e fora dele. As primeiras brigas aconteceram em 1923 nas laranjeiras e foi-se noite a fora em vários bairros do RJ. O Fla tirou a invencibilidade do Vasco (graças ao árbitro), mas o Vasco ficou com a taça.
Em 1927, Vasco e Flamengo disputaram o concurso de “Clube mais querido do Brasil”. Feito pela água mineral e Jornal do Brasil. O Vasco estava ganhando, mas os rubro-negros se disfarçaram, pegaram as cédulas dos vascaínos e tacaram no poço do elevador, ficando com a taça.
Na década de 30, o Flamengo de início se coloca contra a profissionalização do futebol, mas depois cede e vai para a LFC. Nessa década, o clube se “reinventa” e contrata negros como Fausto, Leônidas da Silva e Domingos da Guia. O ótimo trio que já tinha jogado pelo @Vasco da Gama.
Mas a contratação desse trio não foi por acaso, até porque o Flamengo era um clube de Elite. A ideia era mudar sua identidade e voltar a conquistar títulos com esses craques. É na década de 30 que começa a manipulação pré Rede Globo. E que daremos uma atenção maior agora.
Em 1936, Mário Filho (jornalista e rubro-negro), compra de Roberto Marinho (proprietário do gp Globo e rubro-negro) o Jornal dos Sports (Principal jornal esportivo do país) Na época tmb surge a era das Rádios. E o principal radialista esportivo era Ary Barroso (tmb rubro-negro)
José Bastos Padilha era presidente do Flamengo e cunhado de Mário Filho. Inclusive, Padilha e Roberto Marinho ajudaram Mário Filho a se tornar proprietário do Jornal dos Sports. O jornal servia como uma espécie de porta voz, forçando o Flamengo a um clube popular e nacionalista.
A tática de clube do povo e sobretudo uma identidade nacional ganhavam forças. A todo tempo usavam frases como: “Pelo Brasil, Pelo Flamengo”, “Brasil e Flamengo são um sentimento” o JS contava também com o escritor José Lins do Rego, flamenguista fanático. Falaremos dele agora.
Essa ligação de Brasil e Flamengo criando um sentimento nacionalista não era em vão, pois o Vasco tinha a maior torcida e era um time da Colônia (lembram do antilusitanismo?) José Lins do Rego escrevia no jornal O Globo e no JS junto com Mário Filho. Era Flaperrs ganhando força
José Lins do Rego chefiou o Flamengo numa excursão. Na volta ao RJ, foi colocado em carro aberto e aclamado pelos torcedores. Era o “inimigo do Vasco” e sempre deixava a marca de pessoalidade nas manchetes rubro-negras. Foi Sócio Proprietário e virou até dirigente do Flamengo.
Talvez mais importante que Mário Filho e Zé do Rego era o radialista Ary Barroso. Numa época de ouro da Rádio pelo país inteiro, Ary era totalmente parcial. Ele seguia o método de manipulação junto de seus amigos da imprensa. Aqui está uma narração dele no clássico dos milhões.
Ary gritava mais alto nos gols do urubu e perdia o entusiasmo no gols dos rivais. Ele chegou a ser proibido de pisar em São Januário, mas tentou dar um jeitinho subindo em cima do telhado de uma casa. Segundo Mário Filho, o Flamengo tinha uma espécie de DIP sobre os cronistas.👇🏼
Com esse histórico, o Flamengo passa a ter a maior torcida do país. Sendo que o clube nesse período amargou o maior jejum de títulos estaduais de sua história. Foram 12 anos sem levantar a taça e vendo seus rivais comemorando. Só tinha uma explicação: manipulação midiática!
Em 1944, o Flamengo conquistou seu 1º tri-campeonato ao bater o Vasco com um gol irregular de Valido que empurrou nosso zagueiro e ainda jogou dopado. “Esse título é mais importante para o povo brasileiro do que as batalhas de Stalingrado.”- Zé do Rego Abaixo, Ary Barroso 👇🏼🤦🏻‍♂️
O Vasco na década de 40/50 foi base da seleção brasileira, campeão continental, excursões internacionais, sete estaduais e tinha o Expresso da Vitória. Mas o Flamengo tinha Ary Barroso, José Lins do Rego e Mário Filho. Três agentes fundamentais na alienação pró Flamengo.
Após tudo isso, a Flaperrs contou ainda com o flamenguista Henfil e suas charges, Otto Lara Resende e a FAF - Frente Ampla pelo Flamengo (Falarei dessa relação com a Globo) e Carlinhos Niemeyer criador do Canal 100 que filmava sempre a torcida deles e tinha comentários parciais.
O tempo passou, e os rubro-negros viram o Vasco ganhando título continental/nacional, e o Flu e Bota ganhando títulos nacionais. Era necessário agir dentro de campo, mas sem perder a continuação da invenção “nação rubro-negra”. Lembram-se de Roberto Marinho? Agora ele aparece..
Roberto Marinho foi um dos homens mais influentes e poderosos do país. Era proprietário de um dos maiores impérios de comunicação do mundo. A Globo flertou com a ditadura e o futebol foi um instrumento político p/ alienação da massa. Marinho que era rubro-negro, não sucumbiu.
FAF-Frente Ampla do Flamengo, era uma chapa composta por muitos formadores de opinião Macio Braga contou com o apoio publicitário da TV Globo de Roberto Marinho e de nomes como Walter Clark, Magaldi; Carlinhos Niemeyer e entre outros. A maioria da Globo que pegaram cargos no Fla
A partir dali começava a era de ouro do Flamengo Roberto Marinho contrata Walter Clarck que se tornou diretor executivo da emissora no qual trabalhou por dez anos. O rico Walter Clarck sai da Rede Globo e vai para.. o Flamengo. Ele se torna Vice presidente do clube rs
Walter Clarck foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da Globo e era um dos homens mais ricos do país. Em sua bibliografia, ele dá relatos polêmicos sobre a arbitragem na época que era VP do Flamengo, por pura coincidência o time da Gávea sai da fila nesse período rs
No mesmo ano (1978). Rondinelli do urubu fez o gol no final do jogo, evitando o Bi do Vasco sobre o rival. Arbitragem bem confusa de Wright (falaremos dele) arrumando impedimento inexistente, chamando a PM para retirar o Pai Santana e dando saída de bola aos 45 minutos..
Em 1980 o Flamengo tenta a contratação de Roberto Dinamite do Barcelona. A imprensa se empolgou e o radialista Apolinho montou uma fita de Roberto fazendo gol com passe de Zico. A torcida do Vasco enlouqueceu, Eurico Miranda foi a Espanha e trouxe o ídolo de volta para a casa.
Radialista Apolinho que se tornou anos mais tarde técnico do Flamengo.. sabe quem era o presidente? Kleber Leite, o radialista da foto. Aliás, foto emblemática demais. Era o Vasco de Roberto Dinamite contra Zico, Wright e a Flaperrs. Sempre foi contra tudo e contra todos!
Durante todo esse processo, ainda teve essa polêmica aqui.. Não bastou durante a história o pouco caso com negros, portugueses, analfabetos e etc.. clube do povo? Clube popular? Sei..
A década de 80 do Flamengo é completamente marcada por títulos e jogos contestáveis com relação a arbitragem. A começar pelo 1º jogo da final do Brasileiro de 80 entre Galo x Flamengo. Vejam a passividade do árbitro..
O Galo ainda sim venceu o 1º jogo por 1x0 com gol do craque Reinaldo. No 2º jogo bastava o empate para o título, mas aí o árbitro estragou a partida. Não deu cartão, mandou voltar faltas, impedimentos e ainda expulsou 3 jogadores do Galo (duas injustas) + comissão técnica.
1981 Vasco x Fla fizeram a final de estadual. O Vasco teria que vencer 3 jogos para ser campeão. Venceu dois com gols de Dinamite. No 3º jogo, o Vasco fez o gol aos 38, e aí o ladrilheiro entra em campo, paralisa o jogo, esfria a reação do Vasco e o Flamengo fica com o título.
Ainda em 81 acontece o jogo mais sujo da história do futebol mundial e que é do conhecimento de todos. Flamengo x Galo na libertadores. José Roberto Wright expulsa 5 titulares do Galo + todo o banco de reservas e o jogo termina aos 37 minutos classificando o Flamengo. Absurdo!
José Roberto Wright, um árbitro do RJ apitando Flamengo x Galo pelo jogo extra de libertadores. Ele viajou no mesmo avião da delegação flamenguista e ficou hospedado no mesmo hotel! Até hoje jogadores e torcedores do Galo não esquecem do Brasileiro de 80 e da libertadores de 81
The Guardian, um dos maiores jornais da Inglaterra denominaram essa partida como “farsa”. Anos se passaram e José Roberto Wright ganha um emprego na Globo e seu filho que é flamenguista já causou polêmica no Instagram por debochar dessa partida lamentavelmente manchada..
Depois dessas vergonhas, o Flamengo conquistou a Libertadores Wright e foi disputar a copa intercontinental. O adversário foi o Liverpool que escolheu não participar da competição em 77 e 78 por achar o camp Inglês mais importante. trataram como um amistoso e jogaram BEBADOS.
Wright ainda participou do polêmico jogo do microfone num Vasco x Flamengo em 82. O árbitro testou pela primeira vez a capitação do som ambiente de dentro das quatro linhas. O tratamento com os jogadores vascaínos (principalmente com o Geovane) é bem diferente com os do Fla.
Em 1982 mais polêmicas.. Nas oitavas de finais do Brasileirão, o árbitro Oscar Scolfaro anulou esse gol legal do Sport alegando que a bola tinha saído. Ele foi salvo, pois o bandeirinha anulou um gol do Fla tmb. Mas na final contra o Grêmio, o mesmo árbitro fez isso aí 👇🏼
Em 1983 mais um título com polêmicas. Chega a ser até repetitivo.. O carioca Arnaldo César Coelho marca obstrução ao invés de pênalti na final do brasileiro contra o Santos. O mesmo árbitro marcou um pênalti fajuto para o Flamengo nas semis contra o CAP.
Arnaldo Cezar Coelho como outros árbitros, ganhou emprego na Globo. E é grande amigo pessoal e profissional do rubro-negro Galvao Bueno.. Parecem coisas mínimas, mas fazem total diferença.. recompensas??
Seria ingênuo demais achar que todos esses erros anteriores eram puras coincidências. Claro que erros acontecem no futebol, mas quando é sempre para o mesmo time, é para se desconfiar. Até os flamenguistas declarados André Rocha e Mauro Cezar falam com naturalidade..
E em 1986 explode o escândalo das Papeletas amarelas. Foi uma denúncia interna que evidenciava um esquema de corrupção onde provavelmente dirigentes do Flamengo compravam e subornavam os árbitros com as receitas do clube na gestão de Helal.
Sobre 87, o Sport participa da libertadores de 88 e a taça está em Recife. Antes do campeonato ficou acordado o regulamento onde o Eurico assina pelo clube dos 13. A FIFA, o STJ e o STF ratificaram o título do Sport, mas só a Globo força a narrativa da taça inventada.
Um W.O e um acionamento na justiça comum deveriam acarretar a uma pesada punição ao Flamengo e ao Inter assim como já aconteceu com outros clubes, masss.. A CBF também sempre bateu o pé, o discurso de igualar os títulos muda com Ricardo Teixeira.
Em 89 operaram o Botafogo na Taça Guanabara com o juiz apitando o fim de jogo na hora do gol botafoguense.. tem de tudo para esse clube..
A década de 90 é a década de ouro do Vasco, e a imprensa implantou a Fake do “vice” e de que não gritamos “campeão” contra eles valendo títulos. Turno e decisão direta/indireta só vale para eles como em 96 e 2011. O Vasco leva vantagem sobre eles. 👉youtu.be/-1WHfve5VMU
O Flamengo se envolve em polêmicas também sobre rebaixamentos. O caso Wendell em 2002 onde o Fla poderia perder até 15 pontos e ser rebaixado, mas a CBF “descartou o atalho jurídico”, E o caso Portuguesa em 2013 onde coincidentemente a Lusa evita o rebaixamento do Flamengo..
Os clássicos nesse século foram sofríveis também. Os rivais sofreram vendo seus times sendo operados na cara dura, principalmente o Vasco que foi prejudicado dezenas de vezes perdendo títulos nessas circunstâncias. “Roubado é mais gostoso” está no DNA do urubu..
Palavras abaixo da época presidente do conselho fiscal do Flamengo e membro do conselho Fiscal da Ferj. Precisa falar mais alguma coisa?
E pra “completar” os erros (se eu falasse de todos ficaria o ano todo aqui), não podemos esquecer do ano passado. Eles podem ter o time que for, mas é incrível de que como sempre a arbitragem influencia favoravelmente. “Já joguei no Flamengo. Na dúvida, é deles” - Felipe
A Thread ficou um pouco grande, mas para falar desse assunto requer um pouco de tempo. A manipulação se dá nos mínimos detalhe e ela vem de décadas!
Uma história de décadas de manipulação e parece que chegaram ao objetivo principal com essa fase atual e a disparidade das cotas de TV, para chegar em 2020 e nego falar que a Globo tá perseguindo, que a mídia é contra o Flamengo e que estão lutando contra o sistema. Piada!
Cresceram através de Ary Barroso, Mário Filho, Jornal dos Sports, Zé do Rego, Roberto Marinho, Carlinhos Niemeyer, Canal 100, Wright, Walter Clarck, Rede Globo e entre outros membros da Flaperrs. Jamais terás essa Cruz, São Januário é a maior resposta para a sua história suja!
O Vasco é o clube do povo e lutou contra o sistema, enquanto o rival é populista e cresceu através do sistema. O contra tudo e todos pertence ao Vasco da Gama, essa é a nossa essência! Jamais irão me convencer a grandeza de um clube que cresceu com manipulações e falcatruas.
E aqui eu termino essa Thread Nunca se sintam oprimidos por nenhum mulambo. Torcemos para o time mais histórico do mundo, enquanto eles torcem para uma invenção do sistema. - Fontes da thread retiradas de veículos com credibilidade e de livros/teses escritos por rubro-negros.🤷🏻‍♂️
A thread acabou no tweet acima, mas já que depois de alguns meses reviveram ela, então eu vou postar aqui alguns links que não entraram na época em que eu a fiz. São vídeos que enojam, mas ao mesmo tempo dão orgulho de sabermos que não somos aquilo lá. Somos a antítese deles!
Wesley Curty

Wesley Curty
@wesley_curty

Esse vídeo infelizmente não entrou na thread que fiz, mas aí está a manipulação na cara dura no 1º jogo da final do estadual de 1981. O Vasco venceu de 2x0 com gols de Dinamite. A torcida que “não chega a ser 1/4 do maraca” calando eles desde sempre, e a Globo alienando o povo.
Wesley Curty

Wesley Curty
@wesley_curty

Aquela thread viralizou entre diversos torcedores, postei vídeo dos caras sendo favorecidos de forma bizarra com pênaltis, expulsões e etc.. Esse vídeo aqui é SÓ em 1981 (ano que o rival ganhou o título mais sujo da história, e o Vasco perdeu títulos por causa da arbitragem)
Wesley Curty

Wesley Curty
@wesley_curty

Já postei outros vídeos do José Roberto Wright prejudicando o CRVG e beneficiando o rival. Na libertadores de 81 bastava gesticular, ou pedir atendimento para ser expulso. A torcida vascaína sempre gritava “ladrão” nas arquibancadas quando ele fazia isso nos jogos do Vasco.👇🏼
Wesley Curty

Wesley Curty
@wesley_curty

Roberto Dinamite sempre foi mt calmo, mas nos anos 80 o favorecimento era tão nítido, que ele perdeu a cabeça num jogo contra o rival Aí rola a cena simbólica de Roberto fazendo o gesto de “roubo” p/ torcida deles e puxando a Cruz como se dissesse: “Orgulho de não ser como vcs”
Mídia Vascaína

Mídia Vascaína
@midiavascaina

Mídia suja! Em seu livro, Galvão expõe a FlaPress. Segundo ele, Roberto Marinho, dono da Globo, o intimidou por ter elogiado o Vasco durante uma transmissão de um clássico. A orientação da empresa era bem clara quanto a isso. Galvão precisou provar que era Flamengo... 🤮
Wesley Curty

Wesley Curty

@wesley_curty
Cristão ✞| Sócio e um apaixonado pela história do @Vascodagama| contatos para parcerias via DM📩
Follow on Twitter
Missing some tweets in this thread? Or failed to load images or videos? You can try to .