Thread Reader

recruiter bea

@techrcbea

Sep 23

24 tweets
Twitter

🗣️Desvendando TUDO que você precisa saber sobre entrevistas!! 🖥️Entrevista com a recrutadora VS entrevista com o gestor Algumas diferenças entre elas, explicações e dicas para vc se destacar em um processo seletivo :) Segue o fio🧵 #bolhadev @Sibelius Seraphini @🤖 Vi uma vaga (Tech)

Vamos começar com a ✨entrevista com a recrutadora✨ Pq é o primeiro passo? Mesmo que muitos achem q não, essa é a fase mais importante! É trabalho da recruiter fazer o hunting (achar vcs ativamente nas redes) ou fazer a triagem de cvs (avaliar os cvs enviados para uma vaga)

🤯Entendendo um pouco sobre a cabeça da recrutadora: Muitas das vezes estamos cheias de metas para bater e pressão da liderança, então sim, SEMPRE estamos torcendo para que VOCÊ seja a pessoa que vai preencher a vaga, não existe isso de recrutador querer te ferrar!

Somos a ponte para que você chegue até o gestor, precisamos entregar candidatos capacitados tecnicamente, mas acima de tudo, alinhados com a cultura da empresa! Por isso muitas pessoas recrutadoras são tbm psicólogas, pois somos responsáveis por toda essa parte comportamental.

Por isso, essa é a hora pra vc se sentir a vontade e ser vc mesmo, por mais clichê que isso possa soar! Geralmente são feitas perguntas mais pessoais, onde vc tem a oportunidade de se apresentar e contar um pouco da sua história, pq vc escolheu essa área, etc etc etc...

Perguntas mais comuns nessa fase: -Me fale sobre você? -Maior desafio? -Um case de sucesso? -Onde quer chegar profissionalmente? e por aí vai, depende mto do profissional que vai te entrevistar, mas geralmente, são perguntas abertas onde vc precisa elaborar uma boa resposta!

O que a recrutadora espera de vc? -Que você demonstre um certo domínio sobre vc mesmo e sua história (sim, é difícil encontrar pessoas que saibam falar de si mesmas, estudem MUITO sobre vcs mesmos!) -Que vc traga informações relevantes e saiba colocar elas em ordem

Dica: se vc é jr/estagiário e não teve desafios ou case de sucesso na carreira, SEMPRE traga algo pessoal ou acadêmico, escreva sua história e pegue pontos q vc julga importantes, pode ser uma apresentação na faculdade ou um desafio na vida familiar... mas nunca fale "não tive"🤡

Aqui não é sobre a empresa, é sobre VOCÊ, suas metas, sua carreira e suas conquistas, quanto mais vc falar sobre vc, melhor! É aqui que vemos não só se a empresa vai gostar de vc mas tbm se VOCÊ vai gostar da empresa, tem que fazer sentido para os dois lados, sempre!!

Tentem não demonstrar impaciência, já vi mto espertinho por aí que fica querendo se achar mais inteligente, enchendo a gente de termos técnicos e pedindo logo um teste com o gestor. CALMA DEV! Um processo seletivo é feito de várias etapas por um motivo!

Essa postura não vai te ajudar em nada, se vc não tem paciência nem pra lidar com o recruiter, como vai lidar diariamente com pessoas da empresa que não fazem parte do seu time, com senioridades diferentes? Lembrem: a maior causa de demissões hoje em dia é comportamental!!!!

Mais um lembrete: Recrutador nenhum tem conhecimento sobre todas as áreas, principalmente na área tech, impossível se aprofundar desde as stacks de front/back até cloud, arquitetura e etc, POR ISSO, é tão importante vcs serem sinceros com o nível de conhecimento de vcs :)

Logo após essa entrevista, seu perfil já vai estar mais ou menos traçado, entregamos um parecer com todas as informações que captamos e mandamos para o gestor, juntamente do seu cv ou linkedin (por isso SEMPREEEE mantenham o linkedin atualizado e organizado!!) E FINALMENTE...

Chegamos na✨entrevista com o gestor✨ Pode ser que tenha algum teste técnico antes, sempre vai depender mto da empresa/senioridade, mas, pelo que eu vejo no mercado, está sendo cada vez mais comum os testes serem junto com a entrevista do gestor, geralmente usam o live coding.

🤯Entendendo um pouco sobre a cabeça do gestor: Pode ser que vc converse com um tech lead/gestor/diretor etc, mas sempre vai ser alguém que tem um conhecimento TÉCNICO mto mais aprofundado, para a validação de tudo que vc pincelou com a recruiter e oq está no seu cv.

Lembre: o seu fit cultural já foi validado com a recruiter, agora é hora de validar o seu conhecimento! Geralmente, agenda de gestor é sempre mto ocupada, então, use esse tempo ao seu favor! Responda de forma assertiva tudo que for perguntado, sem muita enrolação.

Capaz do gestor querer te conhecer um pouco, mas geralmente, as perguntas vão ser tipo 80% técnicas e somente 20% pessoais, até pq ele já tem o seu perfil que foi passado e validado pela recrutadora. Mas, mais uma vez, depende do profissional que está te avaliando!

Agora é a hora de vc passar uma postura confiante, falar sobre suas conquistas e resultados, vc ainda não é do time, tente deixar de lado as inseguranças, vc precisa mostrar que é capaz de elevar o nível da squad e ajudar com os desafios diários :D

Como se destacar? -Estudar os requisitos da vaga mais uma vez, foque em tudo que está no escopo, use tudo isso ao seu favor, explique como usa as stacks principais no dia a dia e como se mantém atualizado no mercado.

Dica: se for jr, fale do tempo médio que leva para aprender algo e como vc se mantém atualizado. É sempre bom citar o linkedin, mostra que vc não usa o site só para procurar vagas como tbm para estudar e adquirir conhecimento. Foque no networking tbm, esteja sempre engajado

Estude tbm a empresa, sua missão e valores, demonstrar interesse não só na vaga mas na empresa tbm é um baita diferencial. Tbm é hora de ser um stalker e ver quem trabalha lá, qual o perfil das pessoas e quem está no seu futuro time, não tenha medo de se conectar no linkedin :)

Se vc for jr, procure citar tudo que vc tem estudado, de cursos gratuitos até cursos pagos, inglês, etc. É mto bom ver um juninho q realmente faz acontecer e usa todos seus recursos, tem muita gente preguiçosa por aí... isso pode ser o seu diferencial num processo seletivo!

A concorrência é menor do que vc imagina, acredite! Estude sobre sua história e seus pontos fortes, pratique mto, se grave falando ou fale na frente do espelho, trabalhe nisso e, com certeza, vc vai se destacar nas entrevistas😊

ENFIM... Se eu não abordei alguma coisa q vc julga importante ou se vc ficou com alguma dúvida, me manda aqui ou na DM que eu vou tentar responder! Se mantenham sempre atualizados e usem as redes a seu favor, tem muito conteúdo massa e de graça :D Voa dev 🚀

recruiter bea

@techrcbea

tento fechar vagas e reclamo da vida :)

Follow on Twitter

Missing some tweets in this thread? Or failed to load images or videos? You can try to .