Thread Reader

Marcos Vinicius 

@omarcosviniciuz

59m

13 tweets
Twitter

Este é o P/L da nossa Bolsa. Ela está tão barata quanto a outubro de 2003! Mas o que é o P/L ?

O P/L, ou Preço/Lucro, é um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato.

O Índice Preço/Lucro serve como um indicador do otimismo ou pessimismo usado no MF por investidores, além de contribuir na identificação de oportunidades financeiras.

Também conhecido como Múltiplo de Lucros, é uma medida bastante popular entre os investidores PF, gestores e investidores institucionais.

COMO INTERPRETAR O P/L? O P/L serve para o investidor como um indicador de quanto o mercado está disposto a pagar pelos ganhos de uma empresa. Desse modo, obtemos um indício de que quanto maior for o P/L, mais positivo está o cenário do mercado em relação à companhia.

Assim como um P/L alto pode indicar uma ação com preço acima de seu preço justo, também pode demonstrar que o mercado possui boas expectativas sobre a empresa analisada.

Por outro lado, um P/L baixo indica que existe uma baixa confiabilidade no negócio pelo mercado ou que sua ação representa uma oportunidade de investimento ainda não notada pelos investidores.

Por isso, para uma análise eficiente do cenário real, é preciso que esse indicador esteja aliado a outras informações sobre a empresa.

COMO CALCULAR O P/L? O cálculo do P/L é bastante simples. Devemos utilizar o preço da ação em determinado momento e dividi-lo pelo Lucro por Ação da empresa. Sua fórmula é a seguinte: P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DO P/L Vamos supor que uma empresa possua uma ação cotada a R$16 e que seu lucro líquido anual por cada papel seja de R$3,50. Usando essas informações na fórmula do P/L, é possível identificar o seguinte cálculo: 16 / 3,50 = 4,5 (aproximadamente).

Esse resultado deve ser interpretado como o número esperado de anos para o retorno do investimento realizado na companhia.

É importante destacar que essa informação ñ é definitiva, já que os lucros da empresa não são necessariamente repassados aos acionistas. Nesse caso, é importante conhecer a política de distribuição de dividendos e estar atento aos cenários que o setor e a empresa possa enfrentar.

@Thread Reader App unroll

Marcos Vinicius 

@omarcosviniciuz

Iɴᴠᴇsᴛɪᴅᴏʀ 📈 Eᴍᴘʀᴇsᴀ́ʀɪᴏ 👨🏻‍💻

Follow on Twitter

Missing some tweets in this thread? Or failed to load images or videos? You can try to .