Thread Reader
Copa Além da Copa

Copa Além da Copa
@copaalemdacopa

Nov 25
11 tweets
Twitter

Antes do jogo de hoje, outra vez o técnico do Irã, o português Carlos Queiroz, se manifestou contra perguntas sobre política. “Por que você não pergunta a Southgate [técnico da Inglaterra] o que ele acha da Inglaterra e dos EUA terem deixado as mulheres do Afeganistão sozinhas?”

Carlos Queiroz, técnico do Irã, em coletiva sobre o jogo contra o País de Gales
A pergunta havia sido feita por uma repórter da BBC. Ao longo da coletiva, Queiroz havia ressaltado a importância da liberdade de imprensa, mas dizia que era hora de outros técnicos responderem sobre esses assuntos. O técnico português é bem identificado com a seleção do Irã.
Carlos Queiroz é jogado para o alto pelos jogadores iranianos após a vitória contra Gales
Ele é o treinador que mais tempo passou à frente da seleção, entre 2011 e 2019, período em que a classificou para duas Copas do Mundo. Antes do Mundial do Catar, ele foi chamado de volta. Das 3 vitórias que o Irã tem em Mundiais, 2 foram com Queiroz à frente, contando a de hoje
Carlos Queiroz e assistente assistem ao jogo contra Gales na beira do campo, em frente ao banco de reservas
A repórter da BBC havia perguntado ao atacante Mehdi Taremi se tinha um recado pras pessoas protestando no Irã e se havia pressão para voltarem a cantar o hino. Taremi respondeu que não havia pressão e que ele e milhares de pessoas “como ele” não podiam fazer nada por mudanças.
Taremi entra em campo de mãos dadas com uma criança na partida contra o País de Gales
Apesar disso, os jogadores voltaram a cantar o hino iraniano diante de Gales, que foi fortemente vaiado por parte da torcida presente no estádio. Falamos aqui que o hino tem sido um momento importante para os galeses e iranianos, por motivos diferentes: twitter.com/copaalemdacopa…
Duas das cenas mais emocionantes da primeira rodada da Copa envolveram hinos nacionais em situações opostas: o protesto mudo do Irã, o canto a plenos pulmões de Gales. O contraste, que deve aparecer amanhã com os países frente a frente, tem a ver também com o que dizem os hinos.
Imagens mostram os momentos das execuções dos hinos nacionais de Irã e Gales, na primeira rodada da Copa do Mundo.
O jornalista Maziar Bahari, opositor do governo, é uma das fontes que garantem que os jogadores do Irã estão sob vigilância de agentes secretos no Catar, que acompanham todos os seus movimentos. Ele diz que há risco de prisão e fim de carreira precoce para quem se manifestar.
Montagem em preto e branco mostra os jogadores do Irã ombro a ombro no momento do hino antes do jogo com a Inglaterra
Após a vitória contra Gales, o meia Rouzbeh Cheshmi, autor do 1º gol, disse que a seleção sofreu “pressões injustas não relacionadas ao futebol” após a estreia, uma goleada de 6 a 2 contra a Inglaterra. E a questão futebolística ganhou outro contorno após mais uma prisão no Irã.
O meia Rouzbeh Cheshmi dá um chute de fora da área pra abrir o placar contra o País de Gales
Ontem, o Irã prendeu o jogador Voria Ghafouri, que esteve próximo de ir pra Copa de 2018, mas foi cortado da convocação final. A prisão se deu por “propaganda contra o governo”. Apesar do que disse Queiroz, contudo, Southgate já respondeu perguntas políticas nessa Copa do Mundo.
O jogador Voria Ghafouri com a camisa do Esteghlal, um dos grandes clubes do futebol do Irã
Um jornalista iraniano perguntou a ele, no início da semana, sobre “mulheres e crianças inocentes” que a Inglaterra matou no Afeganistão e no Iraque, bem como sobre protestos populares contra o funeral da rainha e contra a inflação do combustível devido às sanções contra a Rússia
Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, em coletiva de imprensa
Southgate disse que entendia a frustração dos jogadores e do técnico do Irã em responder perguntas sobre política, e disse que ele mesmo tem de falar muito sobre esse tema na Inglaterra. Ele virou alvo dos conservadores britânicos porque seus jogadores se ajoelham antes dos jogos
Jogadores ingleses ajoelhados antes de partida pela Euro de 2020, disputada em 2021
O Copa Além da Copa fala de esporte, política, cultura e sociedade. Se você gosta do que fazemos, que tal nos ajudar a ter tempo para produzir cada vez mais? Torne-se assinante e leia material exclusivo em apoia.se/copaalemdacopa Siga-nos também em Instagram.com/copaalemdacopa
Copa Além da Copa

Copa Além da Copa

@copaalemdacopa
Podcast sobre esporte, política, cultura, história, arte e sociedade. Estamos em todas as plataformas de streaming de áudio. Contato: copaalemdacopa@gmail.com
Follow on Twitter
Missing some tweets in this thread? Or failed to load images or videos? You can try to .