Thread Reader
Diego Pautasso

Diego Pautasso
@dgpautasso

Mar 9, 2023
4 tweets
Twitter

A história do capitalismo nunca foi sobre a mão invisível do mercado. Foi, isto sim, sobre a mão do Estado para desenvolver capacidades nacionais e até destruir seus rivais. Essa competição marca o moderno sistema internacional. Vejamos um caso recente do gás natural. 🇺🇸🧵

Chang lembra bem em seu livro Chutando a Escada como a Inglaterra destruiu a indústria têxtil da Índia para depois dominar esse mercado. Imperialismo e liberalismo de mãos dadas.
Pois bem, a notícia é que os EUA devem se tornar, em 2023, os maiores exportadores de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, em meio à valorização da commodity no mercado internacional - no ano passado era o 3° maior exportador.
Estimularam e escalaram a Guerra na Ucrânia. Interditaram as relações russo-europeias. Tomaram o mercado do gás russo e ainda inflacionaram o produto. Amanhã a narrativa será de que os EUA são o que são graças ao livre mercado, inovação e empreendedorismo. E há quem acredite.
Diego Pautasso

Diego Pautasso

@dgpautasso
Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Autor de Imperialismo; China e Rússia no Pós Guerra Fria; e co-autor de Teoria das Relações Internacionais
Follow on Twitter
Missing some tweets in this thread? Or failed to load images or videos? You can try to .